terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Benefícios do Vinho para a saúde


Olá Pessoal!

Hoje em parceria com a Rosi Feliciano, vamos falar dos benefícios de uma das bebidas mais clássicas das festas de fim de ano, principalmente do Natal, estou falando do Vinho!

O vinho fez parte da história de Cristo, é alimento que Jesus usou na santa ceia acompanhado com o pão, em um gesto inesquecível em que Jesus pede aos seus discípulos que façam esse momento em sua memória. O vinho também fez parte do milagre feito em um casamento, em que Jesus transformou água em vinho.
Por isso o vinho é um dos alimentos que simboliza o Natal e a história de Cristo.
O vinho é um alimento antigo 7000 a.c. e 5000 a.c e faz parte da cultura de vários povos. Existe uma variedade grande de uvas e vinhos com muitos benefícios para a saúde.

Dica para escolher o vinho ideal?
O vinho perfeito é o vinho que é perfeito para você!
Pois depende de cada pessoa e a ocasião.
Para escolher o vinho perfeito é preciso analisar questões como o paladar de cada um, gostar mais do seco, doce ou suave. Prefira os vinhos sem adição de açúcar porque são mais saudáveis e tem na média 60 kcal a cada 100 ml. A ocasião que vai consumir o vinho é importante, se for acompanhado das refeições prefira os tintos para carnes escuras e branco para carnes brancas.


9 Benefícios do Vinho para a Saúde
O vinho é mais conhecido por suas desvantagens do que pelo os seus benefícios, por anos tem sido estudado de forma incansável e têm demonstrado resultados impressionantes e inesperados até mesmo por incentivar uma vida mais longa, proteger contra certos tipos de câncer, benefícios cardíacos e melhora aspectos da saúde mental.
Esses atributos são dados aos vinhos tintos, embora alguns estudos tenham reconhecido que o vinho branco fornece o mesmo beneficio, alguns pensam que mais pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados.

Principais benefícios do vinho para a saúde

1. Reduz o risco de depressão
Em uma pesquisa mostrou que o vinho pode reduzir o risco de depressão.
Para realizar esta pesquisa reuniu 2.800 mulheres e 2.700 homens com idades entre 56 e 81 anos e estudou por um período de 7 anos. Eles preencheram um questionário com a comida e a frequência de suas refeições, este questionário incluía falar sobre o consumo de vinho.
Foi visto como resultado que as mulheres e homens que tinham uma ingestão moderada de vinho por semana eram menos propensos a serem diagnosticados com depressão.

2. Prevenção de cancer de colon
Um grupo de cientistas, revelou em uma conferência sobre o resveratrol, que  um consumo de vinho adequado pode reduzir tumores intestinais em até 50%

3. Anti-envelhecimento
Pesquisadores mostraram que o vinho contém propriedades anti-envelhecimento.
Resveratrol é o protagonista principal com o seu efeito, isto vem da casca das uvas, nozes, cranberries e outras fontes abundantes.

4. Prevenir o cancro da mama
O consumo de álcool prejudica a diversidade para o aumento do cancro da mama.
Com vinho acontece o oposto, porque isso minimiza a redução de estrógeno e aumenta a testosterona em mulheres na pré-menopausa, isso traz benefícios para um menor risco de câncer de mama.

5. Proteção contra queimadura solar grave
O vinho é derivado de uva e ajuda a reduzir os danos que podem causar os raios ultra-violeta. Os cientistas explicam que quando o contato com raios ultra-violeta é dado, espécies reativas de oxigênio são ativados, gorduras alcançadas oxidam, DNA e moléculas ficam maiores, que por sua vez estimulam outras enzimas que danificam células da pele. Vinho também contém flavonóides encontrado nas uvas, eles têm a capacidade para inibir a formação de espécies de oxigénio reativas nas células da pele que estão expostas à luz solar. Os principais benefícios do vinho para a saúde estão associados com resveratrol, mas isso é importante para notar que o consumo moderado é bom para a saúde, mas não é recomendado se você nunca usou. Beber em excesso pode levar a vários problemas, tais como problemas de saúde mental, depressão, arritmias, acidente vascular cerebral, fígado gordo, hipertensão, hepatite, vários tipos de câncer, pancreatite e muitas outras doenças.

6. Dentes saudáveis
Uma recente pesquisa descobriu que o antigo costume de tratar infecções de dentes e gengivas com vinho para prevenir a cárie dentária, tem base científica. Revelam que tanto o vinho branco e vinho tinto, retarda o crescimento de estreptococos da boca (geralmente bactérias ligadas às cáries, infecções gengivite e garganta).

7. Exercício físico
Pesquisa mostrou que o resveratrol é capaz de neutralizar em nosso corpo os efeitos negativos de um estilo de vida sedentário. Esta molécula antioxidante não é um substituto para o exercício, mas ele pode ajudar a reduzir a diminuição da massa e da força muscular em pessoas que são forçadas a manter repouso.

8. Agilidade mental
Cerca de 70 estudos científicos mostram como o consumo de vinho leve ou moderado melhora a agilidade mental e função cognitiva. Um estudo mostrou que beber vinho em pequenas doses evita à demência. Isto acontece provavelmente porque o vinho contém antioxidantes que reduzem a inflamação, inibem a coagulação e previne o endurecimento das artérias, melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro.

9. Reduz a gordura
O consumo de vinho impede a formação de novas células de gordura e ajuda a mobilizar a já existente. Como foi demonstrado por cientistas em um estudo. Esta propriedade é devido à ativação do gene SIRT1. Outro estudo, concluiu que o vinho contém cerca de 7 calorias por grama e seus efeitos sobre o metabolismo fazem consumir vinho moderadamente, reduzir excesso de peso e obesidade.

Mesmo com tantos benefícios, é necessário beber com moderação!

Até o próximo post!

Beijos
Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo